
A neuroendocrinologia é a área da endocrinologia que estuda e trata as doenças que afetam a região do hipotálamo (uma área do cérebro) e da hipófise (glândula muito importante localizada na base do crânio). As principais doenças que acometem essa região são os adenomas hipofisários, tumores benignos que se desenvolvem na hipófise.
A hipófise é dividida em duas partes: a adenoipófise (ou lobo anterior da hipófise) e neuroipófise (lobo posterior da hipófise).
A adenoipófise sintetiza e secreta hormônios, que são:
- TSH – hormônio tireotrófico que estimula e regula a atividade da tireoide na produção dos hormônios T3 e T4;
- ACTH – hormônio adrenocorticotrófico que controla a atividade do córtex da glândula suprarrenal;
- LH – hormônio luteinizante que regula as atividades das gônadas masculinas e femininas, como a produção de testosterona nos testículos e indução da ovulação;
- FSH – hormônio folículo-estimulante que atua na produção dos folículos, nos ovários; e dos espermatozoides, nos testículos;
- Somatotrofina – hormônio do crescimento;
- GH – hormônio que atua no crescimento de todo o organismo, incluindo tecidos, ossos e cartilagens, promovendo o aumento na estatura principalmente dos jovens na puberdade;
- Prolactina – hormônio que estimula o corpo-lúteo e a produção de leite pelas glândulas mamárias.
- Neuroipófise – armazena e secreta dois hormônios, a ocitocina e o ADH (hormônio antidiurético).
Doenças ocasionadas pelo mau funcionamento ou doenças da hipófise
- Prolactinomas: são os tumores hipofisários mais comuns. O aumento da prolactina pode causar hipogonadismo, irregularidade menstrual ou amenorreia em mulheres, níveis baixos de testosterona em homens e infertilidade e disfunção sexual em ambos os sexos.
- Acromegalia e Gigantismo: é a doença causada pelo excesso de produção do hormônio de crescimento. Como é doença de início e progressão lenta, é comum que, quando diagnosticada, o paciente já apresente os sintomas há mais de 10 anos.
- Doença de Cushing
A síndrome de Cushing causa sintomas e complicações sérias como obesidade centrípeta, estrias largas e de cor violeta, pode levar ao diabetes e hipertensão. A síndrome pode ser causada por uso excessivo de corticóide, por via oral, injetável ou mesmo tópica, como nasal ; mas pode ser também decorrência de produção excessiva de cortisol (corticóide produzido nas supra-renais), seja por tumor das supra-renais ou por tumor hipofisario produtor de ACTH.