
As médicas do Instituto Catarinense de Endocrinologia e Diabetes (ICED) participaram do 6º Mutirão Diabetes Joinville no dia 19 de novembro (sábado), no ginásio do SESC, em Joinville. A ação foi planejada pela Sociedade Joinvilense de Medicina, Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Hospital de Olhos Sadalla Amim Ghanem e Secretaria Municipal de Saúde.
Mais de 200 voluntários prestaram atendimento gratuito à população das 8h ao meio-dia. No total, foram atendidas cerca de 600 pessoas com e sem diabetes.
Entre as profissionais que representaram o ICED no mutirão estavam as doutoras Suely Keiko Kohara, Goretti Rodrigues, Rejane Baggentoss e Deise Puiatti. Durante o evento, as pessoas receberam orientações de profissionais das áreas de endocrinologia, nutrição, oftalmologia e podologia.
O mês de novembro é dedicado às campanhas de conscientização do diabetes, uma doença que afeta 463 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, um em cada 11 adultos vive com a condição, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF).
Se o ritmo não mudar, a previsão é de que o contingente populacional com diabetes aumente para 578 milhões em 2030. Uma pandemia silenciosa. Por isso, o objetivo do Novembro Diabetes Azul é chamar a atenção da sociedade para as formas de prevenção, sintomas e controle da glicemia.
Confira a galeria de fotos do evento: