
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) atualizou a diretriz para diagnóstico do Diabetes Mellitus (DM) e incluiu novas medidas para apurar a existência da doença. Agora, no TOTG-1hora, é utilizado como critério para diagnóstico de DM2, a glicemia maior ou igual a 209 mg/dl.
Esse exame,TOTG (curva glicêmica), é realizado para avaliar como o organismo responde mediante elevadas concentrações de glicose.
Outra novidade diz respeito ao pré-diabetes. Num período de uma hora, se a glicose estiver entre 155 mg/dl e 208 mg/dl, o médico já pode considerar um risco aumentado de diabetes .
Os novos critérios foram publicados nas novas diretrizes de diagnóstico da doença crônica pela SBD. O documento, disponível no site da sociedade, estabelece outros critérios para identificar a doença crônica que afeta cerca de 16 milhões de brasileiros.
O diagnóstico precoce do diabetes é fundamental para o controle da doença porque pode reduzir complicações, como doenças cardiovasculares, renais, neurológicas e cegueira.