
Diabéticos com problemas renais ganharam um aliado importante no controle da doença. Trata-se de uma nova classe de remédio capaz de reduzir as complicações renais e cardíacas nas pessoas com diabetes tipo 2.
A perda da função renal é um problema recorrente para as pessoas com diabetes e, nos casos mais graves, pode culminar com a necessidade de diálise, que é quando uma máquina passa a fazer o trabalho dos rins.
O nome desse remédio, pertencente a uma classe terapêutica inédita, é finerenona.
Na pesquisa, disponível no conceituado The New England Journal of Medicine, foram incluídos mais de 5 mil pacientes com diabetes tipo 2 e insuficiência renal. Acompanhados por aproximadamente dois anos e meio, os voluntários que usaram a finerenona apresentaram uma redução importante de problemas nos rins e no coração. Tudo isso com poucos efeitos.
Importante destacar que a FDA (Federal Drug Administration) – órgão governamental dos EUA que faz o controle de medicamentos – já aprovou o finerenona como agente para retardar a progressão da doença renal crônica em pacientes com diabetes tipo 2.
Espera-se que a finerenona esteja disponível nos EUA até o final de julho de 2021.No Brasil, ainda não há previsões.