
A menopausa ocorre quando os folículos ovarianos que produzem estrogênio se esgotam, não havendo mais produção hormonal e ovulação e, consequentemente, ocorre a parada da menstruação. É uma fase em que o corpo para de produzir os hormônios estrógeno e progesterona, passando do estágio reprodutivo para o não reprodutivo.
Os principais sintomas que identificam a menopausa começam a acontecer geralmente entre os 45 e 55 anos. Nessa condição, a mulher pode apresentar alterações que podem prejudicar sua qualidade de vida, como ondas excessivas de calor (fogachos), suores noturnos, ganho de peso, ressecamento vaginal, incontinência urinária, alteração de memória e humor e fraturas ósseas.
A diminuição na produção hormonal na menopausa também aumenta as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares e osteoporose.
A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios bioidênticos, ou seja, semelhantes aos fabricados pela própria mulher, que tem como objetivo amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa.A reposição hormonal, com hormônios sexuais femininos, pode amenizar os sintomas, o desconforto e os riscos causados pela menopausa.
As principais indicações da Terapia Hormonal na Menopausa (THM) são:
- Alívio dos sintomas da menopausa (calores excessivos)
- Conservação do trofismo vaginal
- Preservação do osso e da pele
- Melhora do bem estar geral
- Melhora da sexualidade.
O tratamento é geralmente realizado com dosagens relativamente baixa de estrógeno e progesterona, por via oral ou transdérmica (adesivos sobre a pele ou gel). Não há consenso quanto ao tempo que deve ser mantida a reposição hormonal, que deve ser decidida caso a caso e o mais importante no tratamento é a individualização.
Estas mulheres devem também ser orientadas a terem um estilo de vida mais saudável, sem tabagismo, com alimentação adequada, rica em cálcio e pobre em gorduras, e atividade física regular. Por fim, é importante lembrar que também há tratamentos alternativos e medicamentos não hormonais que auxiliam no alívio dos sintomas para mulheres que possuem contra indicação a terapia hormonal.