
A andropausa é uma condição hormonal dependente da baixa testosterona. Ela ocorre geralmente em homens de 40 anos para cima. Entre as idades de 40 a 55 anos, os homens podem percebem sintomas semelhantes à menopausa. De modo diferente das mulheres, os homens não têm um sintoma específico como a interrupção da menstruação para marcar a transição.
Ambos, no entanto, são caracterizados por uma queda nos níveis de hormônios. Estrógeno nas mulheres, testosterona nos homens. As mudanças ocorrem muito gradualmente nos homens e podem ser acompanhadas por libido baixo, desânimo, alterações no humor, alterações no sono, alterações psicológicas e comportamentais, diminuição da massa muscular, aumento da gordura central, osteosporose, dores nas costas, aumento do risco cardiovascular entre outros sinais e sintomas.
Estresse psicológico, álcool, acidentes, cirurgias, medicação, obesidade e infecções podem desencadear a andropausa. Com a idade, o declínio nos níveis de testosterona vai ocorrer praticamente em todos os homens. Não há maneira de predizer quem vai ter sintomas de andropausa com intensidade suficiente para procurar ajuda médica. O fundamental é individualizar cada caso para cada paciente. E se o tratamento for iniciado, ele é realizado com a reposição do hormônio.